Planejamento Patrimonial e Holding Patrimonial/imobiliária
O planejamento patrimonial se sustenta nos seguintes pilares: Planejamento Sucessório; Proteção do Patrimônio e Planejamento Tributário. Quando bem trabalhada, a governança patrimonial passa a regrar o funcionamento do núcleo familiar e do núcleo corporativo, isolando as adversidades familiares dos contratempos da operação ou da empresa e já prevendo as soluções necessárias para essas desavenças, com protocolos pré-estabelecidos conjuntamente com os membros da família.
Visa à organização, proteção e preservação do patrimônio familiar, garantindo a condução dos negócios que giram em torno deste patrimônio de forma profissional e facilitada para as gerações futuras.
O planejamento deve ser executado conforme os valores e necessidades específicas de cada família, conciliando com o perfil dos negócios. A existência desse planejamento fortalece a governança familiar, evitando litígios e possíveis desavenças familiares futuras, além de preocupações e desgaste emocional quando houver necessidade de realizar o processo de transição do patrimônio, a fim de que a sucessão ocorra de maneira adequada, gradativa e com o menor custo e efeito colateral possível.
O planejamento patrimonial abraça a economia fiscal e toda a operação dos negócios da família, podendo contribuir para agregar mais valor ao empreendimento e facilitar a governança corporativa na busca de eficiência econômica, operacional, fiscal e contábil.
O planejamento patrimonial não é um mecanismo engessado, pode incluir as mais diversas faces do direito material e sucessório. A família que é privilegiada por poder elaborar esse planejamento irá contar com assistência jurídica para os mais diversos instrumentos inerentes ao planejamento patrimonial e sucessório, que será desenvolvido após uma análise da situação da família, toda a sua estrutura patrimonial além dos valores, cultura e conduta.
Listamos abaixo as questões que consideramos fundamentais:
– Doações e herança envolvendo bens no Brasil e no exterior: elaboração de testamentos, contratos de doações com ou sem reserva de usufruto, ajuste de interesses entre herdeiros na administração dos bens, inventários judiciais e extrajudiciais;
– Organização do patrimônio: constituição de holdings patrimoniais (inclusão do patrimônio em Pessoa Jurídica cujos sócios são membros da família), reorganizações societárias e estruturação patrimonial, elaboração de acordo de acionistas, constituição de fundos de investimentos e de empresas, trusts, promoção de fácil acesso ao crédito no mercado financeiro;
– Transparência acerca da gestão do ativo familiar: constituição de conselho familiar (instrumento para a tomada de decisões, regrado e estruturado de acordo com negócio familiar), organização dos protocolos familiares, elaboração de pacto antenupcial, de contratos de casamento e união estável e orientação quanto aos efeitos patrimoniais dos regimes de bens e em eventuais rupturas – divórcio e dissolução da união estável;
– Avaliação do impacto financeiro e tributário e redução de custos: análise de tributação de renda, redução de custos com eventual processo judicial de inventário e partilha de bens, identificação da arquitetura tributária mais eficiente.
O que é holding familiar?
Em linhas simples: holding familiar é a empresa sem intenção de atividade comercial, que existe com o objetivo de administrar o patrimônio de uma família.
Esta empresa irá gerenciar, manter e desenvolver o patrimônio familiar, composto pelos mais variados bens: imóveis, automóveis, terrenos, valores mobiliários, joias e relógios, cotas de empresas e investimentos. Todos estes bens da família irão compor o patrimônio líquido da holding familiar e cada um dos integrantes terá uma cota parte.
O planejamento patrimonial é uma excelente ferramenta para preservar os negócios das empresas familiares ao longo das gerações, não só premeditando a sucessão das empresas e dos bens particulares, mas melhorando a eficiência da gestão e governança da atividade empresarial e do patrimônio corporativo como um todo.
Como podemos ajudar?
O escritório ANGARE E ANGHER ADVOGADOS será um excelente parceiro da sua família para compreensão do que é um planejamento patrimonial e como essa ferramenta pode contribuir para melhorar a gestão e a governança corporativa familiar, além de sanar dúvidas a respeito da elaboração de um planejamento patrimonial. O escritório também está apto para diagnosticar as áreas e atividades que podem ser objetos desse planejamento, elaborando um mecanismo eficiente para extrair os maiores benefícios desse planejamento.
Nossa banca é especializada em Direito Civil, Direito de Família e Sucessões e Direito Empresarial, com atuação em todos os níveis de complexidade, inclusive demandas administrativas. Possuímos capilaridade e oferecemos soluções personalizadas para a sua família e sua empresa. Temos expertise para auxiliar famílias que tenham dúvidas e/ou pretendam realizar o seu planejamento patrimonial e sucessório, vislumbrando a prevenção de litígios, minimização de prejuízos, a fim de que a sucessão ocorra de maneira adequada, gradativa e com o menor efeito colateral possível. Entre em contato conosco para esclarecer as suas dúvidas!
1) Endereço do website – https://www.angareeangher.com.br/
2) https://www.facebook.com/angareeangher
LinkedIn https://www.linkedin.com/company/10639069
3) E-mail falecom@angare.com.br
4) Rua Visconde de Itaboraí, 419 – Tatuapé São Paulo – SP CEP 03308-050
5) Telefones: (11) 2941-9100 e (11) 4508-6300
O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não pode ser comparado a um parecer profissional sobre o assunto abordado. Os esclarecimentos sobre o que é planejamento patrimonial e holding patrimonial e como essa ferramenta pode contribuir para melhorar a gestão e a governança corporativa familiar devem ser sanados em consulta com profissional habilitado. Sugerimos consulta a um advogado especialista em Direito de Família e Sucessões.