Internacionalização de empresas
Entre os benefícios da modalidade estão a expansão do negócio e desenvolvimento empresarial.
Frente as atuais mudanças da economia mundial, a internacionalização de empresa é uma saída estratégica para aproveitar as oportunidades do mercado externo.
O objetivo da internacionalização é promover ao negócio a possibilidade de atuar gradativamente em diferentes países fora do mercado de origem.
Com a internacionalização, a empresa pode distribuir, exportar, montar ou fabricar seus produtos e serviços para o mercado internacional.
Dentro dessa oportunidade de mercado, o investidor pode realizar parcerias, como a aliança comercial com um parceiro local, ou a atuação como Joint venture, para que seja possível a realização de sociedade entre sociedades, associação de empresas, filiais comuns, entre outras modalidades de negócios.
A parceria pode versar sobre produção e/ou venda de produtos e serviços, treinamentos, logística, marketing, aproveitamente de instalações fabris ou canais de distribuição, desenvolvimento de pesquisas em conjunto, uso de marcas, patentes ou know how etc.
Um dos principais desafios da internacionalização é a falta de conhecimento do próprio negócio e no mercado externo em que se deseja investir. Investidores nacionais precisam ter em mente que esse processo não é simples e que o desconhecimento do mercado pode ser fatal para o negócio.
Com prudência, conhecimento e os devidos processos de implementação e planejamento estratégico é possível a obtenção do sucesso do negócio.
O primeiro e o mais importante passo para iniciar o processo de internacionalização é a necessidade de conhecimentos específicos e legais dos mercados interno e externo, com conhecimento das práticas comerciais, conjuntura econômica, cultural e política dos países.
É necessário analisar, também, como o seu produto e negócio se comportam nos mercados externos e, depois, realizar um estudo,identificação de território e barreiras tributárias e não tarifárias impostas pelo país de desejo, bem como os aspectos trabalhistas.
Nos casos de pequenas e médias empresas é importante que busquem aporte de capital para dar início ao processo de internacionalização. Esse auxílio pode ser dado inclusive pelo governo brasileiro, que fornece apoio para que empresas nacionais participem de feiras e eventos de comércio exterior possibilitando ao empresário a oportunidade de apresentar seus negócios fora do país.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) também ampara o empresário com a possibilidade de financiamento para pequenos e médios exportadores brasileiros, beneficiando o negócio com juros compatíveis e equalizados no modelo de práticas do mercado internacional.
O empresário deve se ater em alguns pontos do seu negócio para valorizar seu produto ou serviço no mercado externo. Para que exista a concorrência legal com as empresas de fora, é importante que a produção da sua empresa acompanhe o mercado e que questões principais como mão de obra capacitada, preços, qualidade do produto etc., estejam presentes no negócio.
Assim que tais análises forem traçadas é importante explorar as oportunidades como parte da estratégia de crescimento e contar com o auxílio de profissionais competentes, especializados, que sejam de confiança para identificar a melhor forma legal de concretização do negócio no exterior.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o tema.
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Dra. Anne Joyce Angher, OAB/SP n° 155.945, é Especialista em Direito Processual Civil e Especialista em Direito Tributário e Direito Processual Tributário. Atua nas áreas de Direito Civil, Intelectual, Empresarial, Societário e Direito do Comércio Internacional.