ANGARE E ANGHER – Advogados Associados - Advocacia com Foco em Indústrias
11/05/2023

Blockchain no metaverso

Blockchain – que em português significa “corrente de blocos” – é uma tecnologia inovadora que permite o armazenamento de dados de forma segura e descentralizada, que originalmente era destinada ao desenvolvimento e sustentação de criptomoedas, principalmente a famosa moeda digital Bitcoin.

A blockchain foi criada em 2008 e há informações desencontradas sobre a verdadeira identidade do seu criador. O que se sabe é que a blockchain foi criada pelo pseudônimo de ‘Satoshi Nakamoto’, mas não sabemos se Nakamoto é um indivíduo ou um grupo de pessoas. Nakamoto iniciou seu trabalho na criação do Bitcoin em 2007 e é autor de um artigo intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”, que detalhava a tecnologia blockchain e como ela poderia ser usada para criar uma nova forma de moeda digital.

Através da tecnologia blockchain, as transações digitais são registradas em bloco e cada bloco contém um arquivo acompanhado de um código hash próprio e também do hash do bloco anterior. Desta forma, um bloco se conecta a outro, criando uma corrente (uma cadeia); a tal Blockchain. Por este motivo é tão difícil invadir o código de um bloco, já que é necessário descobrir o código hash próprio e também código hash do bloco anterior.

O que é blockchain?

Blockchain é um registro público e compartilhado de transações, que contém informações sobre uma ou mais transações; bem como um código exclusivo que o identifica e o conecta aos outros blocos na cadeia, recebendo em sua marcação digital data e horário. Além disso, é uma tecnologia na qual todas as transações são criptografadas. A blockchain é composta por blocos de dados que são interligados por meio de criptografia, formando uma cadeia contínua e inquebrável. Com esse mecanismo, por mais que todos tenham acesso às transações realizadas, as informações se tornam permanentes, mas nem todas as informações são completamente públicas. Destacamos que é impossível alterar ou apagar as informações registradas em um bloco, mesmo que parcialmente.

O que é metaverso?

Metaverso é o termo que descreve a realidade virtual compartilhada e em evolução permanente. Este local é acessado através de tecnologias como a realidade virtual e aumentada e as pessoas podem interagir entre si através de avatares virtuais, de maneira imersiva e em tempo real. Neste universo digital também é possível realizar compras, trabalhar, ter momentos de lazer, etc…

O conceito de metaverso tem sido popularizado por jogos online, que permitem aos usuários criar e explorar mundos virtuais com outras pessoas. O objetivo do metaverso é criar um ambiente em que a experiência virtual seja tão rica e imersiva quanto a experiência física, permitindo que as pessoas realizem atividades e interações que de outra forma seriam impossíveis no mundo real.

O metaverso potencialmente é a próxima fase da evolução da internet, com a ambição de se tornar o maior setor de interação social, comércio, entretenimento e líder no mercado destinado para criptomoedas.

Utilização de blockchain no metaverso

Existem inúmeras possibilidades de como a tecnologia blockchain pode ser utilizada no metaverso, eis que o metaverso é 100% digital e em constante mutação. Todavia, o assunto ainda é pouquíssimo conhecido e por este motivo ainda causa estranheza e levanta dúvidas sobre a sua utilização. Atualmente, o uso mais conhecido das blockchains está diretamente conectado à economia virtual e às criptomoedas, porém a tokenização é ainda mais abrangente. Listamos:

– Desenvolvimento de aplicativos e jogos;

– Registro de propriedade, posse e transferência de ativos virtuais;

– Confirmação e segurança de transações eletrônicas de economia virtual, seja de compra, venda ou transferência de bens e serviços digitais;

– Implantação de serviços de governança descentralizada, na qual os avatares permitem que os usuários tenham poder de decisão em assuntos relacionados ao desenvolvimento e evolução do ambiente virtual;

– Certificação de autenticidade, unidade e originalidade de itens colecionáveis em ambiente virtual, à exemplo das NFTs (non-fungible toke – em português – token não-fungível). O ativo digital (música, imagem ou foto, por exemplo) único e não-intercambiável é registrado em uma blockchain e pode ser comprado e vendido como qualquer outro ativo e

– Verificação de identidade dos usuários no metaverso, garantindo que as pessoas que interagem no ambiente virtual sejam identificadas.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não pode ser comparado a um parecer profissional sobre o assunto abordado. Os esclarecimentos sobre blockchain no metaverso devem ser sanados em consulta com profissional habilitado. Sugerimos consulta a um advogado especialista.

Como podemos ajudar?

O escritório ANGARE E ANGHER ADVOGADOS será um excelente parceiro da sua empresa na adequação de suas políticas e sanar dúvidas a respeito da tecnologia Blockchain no metaverso, bem como diagnosticar as áreas e atividades que possam necessitar de adequação de suas políticas, elaborando uma programação eficaz para cumprir as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.

Nossa banca é especializada em Direito Civil, Empresarial e Direito Digital (LGPD e DPO – Proteção de Dados Pessoais) com atuação em todos os níveis de complexidade, inclusive demandas administrativas. Possuímos capilaridade e oferecemos soluções personalizadas para a sua empresa. Temos expertise para criação de projetos para efetiva aplicação da Lei 13.709/2018 conhecida como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), visando a prevenção de litígios, minimização de prejuízos, gerência de crises institucionais ou dano à imagem, demandas judiciais e planejamento estratégico. Entre em contato conosco para esclarecer as suas dúvidas!

1) Endereço do website – https://www.angareeangher.com.br/

2) Instagram – LinkedIn : https://www.linkedin.com/company/10639069

3) E-mail falecom@angare.com.br

4) Rua Visconde de Itaboraí, 419 – Tatuapé São Paulo – SP CEP 03308-050

5) Telefones: (11) 2941-9100 e (11) 4508-6300

O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não pode ser comparado a um parecer profissional sobre o assunto abordado. Os esclarecimentos sobre blockchain no metaverso devem ser sanados em consulta com profissional habilitado. Sugerimos consulta a um advogado especialista.

Compartilhe:


Voltar